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Kenwood KL-5080 loudspeakers

 

Damped Pipe Duct 4-way 5-speaker System

Kenwood 's inspired engineering has produced - through a series of elaborate simulations and modifications - a damped pipe duct 4-way, 5-speaker system that takes you to the very heart of musical sound essence combined with many other superior qualities for which Kenwood enjoys justifiable international acclaim, this KL-500 speaker system rightfully belongs on that creative pinnacle that enables it to represent the best features of artistry and technology. Noted for exacting over-all high efficiency in true-total-tone reproduction, the KL-5080 fully complements all IDS music system.

 

Special Features

4-way 5-speaker

The luxurious 5-speaker system reproduces really natural hifi sound covering wide 30 - 22,000 Hz. The bass sound made by 12" free-edge type woofer has enough heaviness and excellent damping. The 1-1/4" metal cone type super tweeter adds very delicate nuance on the high frequencies over 10,000 Hz, and it makes the total sound fascinating

 

Large Power Input and High Sensitivity

Designed for high-power amplifiers, KL-5080 allows maximum input of 70 watts, which enables to use this system even in a large hall. Furthermore, thanks to its extra high sensitivity (102 dB), it can be satisfactorily driven with small output amplifiers

 

Damped Pipe Duct Type Bass Reflex

A dullness in the bass sound is inevitable in most bass reflex type enclosure, while the sealed enclosure give clean bass at the cost of decrease in the sensitivity. Kenwood, through elaborate simulations, has realized the exclusive Damped Pipe Duct, which provides true bass sound, free from distortion and dullness and with high efficiency.

 

3-Step Tone Selector

According to your individual preference or room acoustic condition, the most suitable tone characteristics can be selected as follows;

Clear - slight emphasis of highs

Normal - flat, hi-fi response

Soft _ slight attenuation of midrange and highs

 

High Quality Dividing Network

Smooth, distortion-free 4-way crossover, all between speaker units, is provided by a 12 dB/oct. L-C network which uses heavy-duty, copper, wire-wound inductance coils.

 

IDS Connection

The terminals for separate 3-way connection with 3 main-amplifiers reserve the development into ideal IDS music system. Kenwood's receiver and IDS amplifier, MA-5100, will be of use for the total line-up.

 

Pleasing Exterior

The carefully finished metal grille exterior will match, as a result of kenwood's craftmanship, the listening atmosphere and modern furniture.

 


Specifications

Enclosure:  Damped Pipe Duct, Bass Reflex Type

Mounted Speakers:

1 x 12"  free-edge type woofer

1 x 6,5" cone type midrange

2 x Horn type tweeter

1 x 1,25" metal cone type super tweeter

Maximum Input

Full Range :  70 watts

Woofer :  70 watts

Midrange (over 600 Hz) :  25 watts

Treble (over 5 kHz) :  25 watts

Impedance:  8

Sensitivity:  103 dB

Frequency Response:  30 Hz - 22,000 Hz

Crossover Frequency:  600 Hz; 5,000 Hz; 10,000 Hz

Crossover Network ;  12 dB/oct

Dimensions (W x H x D):  15" x 25-1/2" x 11-5/6"

Weight:  48 lbs

2 comments:

  1. Estou com um par que comprei usado, ele me parece precisar de reparos para mostrar verdadeiramente seu potencial, precisa revisar crossover, reparo super tweeter e melhorar amortecimento dos woofer que estão muito rígido.
    Minha opinião sonora no estado atual:
    • teste com UNIC AC800 (um amp fraco), me deu noção do funcionamento e foi fraco para dar partida no conjunto, mas liberando a potência ele tem um som meio fechado e distante, e com graves muito discreto
    • teste com Philips FR-752 (potência suficiente) por se tratar de um amplificador mais forte ele melhorou mais o som, mais detalhes, só que o stereo é pouco largo e não espacial, não é detalhado o som, mas mantém uma característica aguda sem detalhamento e com um médio mais abafado do que o Akai Sw155, os graves são muito discretos e tem uma leve sensação de subgrave. Seu som apresenta uma imagem de objetos gigantes, então acredito que eu deva ouvir mais de longe e com mais potência. A cobertura stereo não é espacial, em médios, mas acredito que ele pode melhorar se for ajustado algo.

    Não testei com 3 amplificadores para tri-amplificação, pois não tive recurso e não quis arriscar sem passar por reparo antes dos filtros
    Acredito que se reparar e revisar deve melhorar muito, pois acredito que o dono anterior não reparou quase nada, e suspeito que esteja sem a lã no interior.

    Infelizmente não tenho bons amplificadores o suficiente como os vintages que trazem mais vida e bons harmônicos, som quente, mas to dando credito que é uma caixa que merece ajustes e investir, mas seu som é meio turvo, com caixas simples pode conseguir som melhor que ela.

    Não testei em som muito elevado, mas acredito que ela poderia melhorar o som ao excitar mais o woofer que estava muito rígido.

    Tenho uns Akai SW-155 e vejo que não são caixas muito diferentes na construção, mas a akai é muito divertido e agradável o grave e o médio (está com tweeters estragado), mas como comparação, acredito que os Kenwood devem ser bons se for revisado e calibrado, é como se eles tivessem os recursos, mas estão sendo mau empregados, pois outro modelo que tenho que é o Philips 22RH426 que é menor e tem um midrange e woofer menor, já faz um espetáculo de naturalidade, não vejo o porque este kenwood não ser muito bom.

    Suspeito interferência na qualidade não só pelo crossover, mas pelos mau contato criando resistência devido a oxidação nas chaves de ajustes e até nos próprios fios e sodas.

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  2. As caixas kl5080 que tenho apresenta uma sonoridade bem mais limitada, possivelmente pelos fatores de idade, oxidação, componentes velho no crossover, enrijecimento do conjunto movel dos falantes, super-tweeter queimado, ou seja, necessitando de revisão, substituição de componentes e reparos, ou até atualizar o projeto para melhorar.
    No estado que ela se encontra seu som é de graves muito discretos, até parece ter um sopro de sub bem fraco de 30 - 40Hz as vezes, só medio graves que deixam abafado vozes por volta dos 200Hz e seus harmônicos, representa o som de elementos parecendo distantes e gigantes, médios não são ásperos e presentes, até pouco se destacam (muito estranho) e agudo pouco detalhado e som fino. O som stereo é muito pouco espacial, é muito no eixo de cada lado deixando quase sem destaque o meio do palco sonoro, quase não representa som fora do eixo, só sons mais médio graves, o que não me pareceu bom.
    Tenho outra caixa que sua sonoridade é muito boa e é da mesma epoca (Akai SW-155), então suspeito que este kenwood deve precisar de reparos e acredito que ele pode melhorar também com um amplificador ideal ou até 3 para ativar o modo de tri-amp.
    Não tenho dúvida que este é um excelente projeto de caixa e que ela tem duto o que uma caixa precisa para ser muito boa mesmo, só que é preciso que tudo esteja equilibrado e funcionando.

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